domingo, 14 de setembro de 2008

Globalização

Hoje de manhã cedo ou nem era cedo assistindo ao programa SARAU na Globo News, onde Chico Pinheiro entrevistava a cantora e compositora Ana Caña ela falou: ”Tropicalia foi o primeiro grupo a trazer a GLOBALIZAÇÃO para a música brasileira...”, ao ouvir esta fala fiquei curiosa, pois estava com dificuldade de entender ou ter um melhor entendimento sobre globalização, então ao invés de procurar ler sobre o assunto procurei na Internet “Tropicalia”. Apesar de já conhecer as músicas e gostar muito, nunca procurei ler sobre o grupo e olhem o que encontrei, “Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da “qualidade musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas
de movimentos ligados à esquerda. Contra essas tendências,
o grupo baiano e seus colaboradores procuram universalizar
a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica.
Ao mesmo tempo, sintonizaram a eletricidade com as informações da vanguarda erudita por meio dos inovadores arranjos de maestros como Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzela. Ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético, as idéias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.”
“Sincrético e inovador, aberto e incorporador, o Tropicalismo misturou rock mais bossa nova, mais samba, mais rumba, mais bolero, mais baião. Sua atuação quebrou as rígidas barreiras que permaneciam no País.
Pop x folclore. Alta cultura x cultura de massas. Tradição x vanguarda. Essa ruptura estratégica aprofundou o contato com formas populares
ao mesmo tempo em que assumiu atitudes experimentais para a época.”
Estes dois trechos da pagina www.tropicalia.uol.com.br/site/internas/legcred_movimento.html me fizeram entender um pouco mais sobre o assunto.
Quer dizer Globalização é na verdade uma integração dos povos não apenas pela sua cultura, mas principalmente por ela. Espero agora ter realmente entendido.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Que interessante essa relação da cantora e que legal a sua pesquisa!
Vou encaminhar aos tutores da disciplina.
Abraço