quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ADULTO

O QUE MEUS ALUNOS ADULTOS DIZEM
Após ver a atividade de psicologia e ler o que meus colegas de grupo haviam escrito pensei o que será que meus alunos do CEREJA pensam do que é ser adulto? Resolvi fazer as mesmas perguntas que a professora Simone Bicca nos fez e olhem algumas respostas:

O que é ser adulto?
_ “ter responsável”;
_ “é ter cabeça”;
_ “ter capacidade de cumprir seus atos, não importa a idade nem o tamanho e sim capacidade para cumprir seus atos”;
_ “É entender que a vida não é só feita de sonhos, mas sim de muita luta”;
- “É ser versátil”;
_ “É lidar com as diferenças”;
_ “Ser limpo, cumprir com seus compromissos”;

Quais as características do adulto?
_ “Estar trabalhando”;
_ “Manter sua própria casa”;
_ “ser alto maior, e ter juízo”;
_ “Sustentar a casa”;
_ “Assumir as conseqüências do que faz”;
_ “Deixar a saia da mãe”;
_ “É perseguir os sonhos de criança”;

Quando nos tornamos adultos?
_ “Passamos a cair na real das coisas”;
_ “Quando sai da adolescência”;
_ “quando adquiri responsabilidade”;
_ “Só depois dos 18 anos”;
_ “Quando sai da casa da mãe e vai para sua casa”;
_ “Quando damos conta sozinho de nossos afazeres”;
_ “Ter mentalidade”;
_ “Com atitudes de adulto”;

Quais os desafios do adulto?
_ “São muitos principalmente a educação dos filhos”;
_ “Falta de dinheiro,saúde de estudo,e conseguir manter o trabalho”;
_ “Desafiar os preconceitos”;
_ “Trabalho,contas e dinheiro”;
_ “Trabalhar, encontrar trabalho”;
Como o adulo aprende/
_ “De ver, ouvir,ler,de fazer, Na verdade a vida nos ensina muito”.
_ “A maioria aprende com a neci, você conhece? Eu sim a Necissidade, muitas vezes preferia voltar a ser criança pois o mundo está muito agitado”;
_ “às vezes temos que cair para aprender em algumas situações”;
_ “Com muita luta, buscando sempre aprender mais, mesmo sabendo que é mais difícil que uma criança, mas quando a gente quer alguma coisa basta tentar”;
_ “O adulto aprende quando tem 12 anos você já aprende, já como é a vida”;
_ “De acordo com o que a vida lhe ensina”;
_Quando ele faz com as próprias mãos ““;
_ “Com seus próprios erros”;
_ “Lutando, errando, lendo, escrevendo, brincando, sofrendo e vencendo, etc..”
_ “Na pele, por si mesmo, por influencia dos mais velhos e do mundo é o melhor aprendiz”;

O QUE EU PENSO
Percebo que meus alunos não pensam muito diferente das minhas colegas a respeito do que é o adulto, eu em particular tenho algumas divergências, como ser adulto é na verdade saber quando, onde, com quem podemos e devemos brincar, nosso maior desafio é conseguir continuar tendo a alegria de viver que a criança tem; só passamos a ser adultos quando alguém por algum motivo nos informa disto, antes que isto aconteça pensamos em ser adultos, mas é a sociedade quem decide quando uma pessoa passa a ser adulta, quando ela define que após os dezoito anos somos responsáveis pelos nossos atos, apesar de nem sempre isto ser verdade. Existem muitas pessoas que nunca são responsáveis pelos atos ou pelo menos nunca são responsabilizadas como deveriam. Quanto ao aprender o adulto tem várias formas de aprender e a mais comum é a necessidade, o que quando criança parece ser brincadeira para o adulto, aquele que na verdade como ouvi uma vez em conversa de botequim “adulto é aquele que já começou a envelhecer”, pode parecer um pesadelo, algo muito difícil de conseguir assimilar. Existem vários aspectos, que a sociedade leva em conta para classificar um adulto:
Aspecto legal: que é quando passamos a ter o direito de casar, porem este aspecto não é levado a sério hoje em dia;
Aspecto físico: Após atingir um certo tamanho, os homens com barba as mulheres ovulam, o que também não quer dizer muito temos crianças com treze anos que já são pais e mães.
Aspecto emocional: Passa a ser mais sério, responsável, isto quer dizer que uma criança ou um idoso não pode ser responsável, que o adulto não pode brincar...
Enfim após pensar bastante não encontrei uma definição específica para o que é o adulto.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Bela postagem.
Parabéns!